Meditação

Coração e mente guardados em Deus!

Publicado em: setembro de 2018 | Categorias: Meditação

É interessante como o escritor do livro de Provérbios, na maioria dos seus capítulos escrito pelo sábio rei Salomão, nos adverte a cuidar do nosso interior, ou homem espiritual simbolizado pelo coração. A versão Bíblia Viva traduz o nosso texto chave (Pv 4:23) da seguinte maneira: “Acima de tudo, meu filho, tome muito cuidado com suas emoções, porque elas afetam toda sua vida”. Se o meu coração for mal, cheio de amargura, rispidez, mentiras, poluído de todo tipo maldade, todas as minhas ações transmitirão e refletirão atitudes ruins. Nosso coração precisa estar bem com Deus, porque tudo se origina dele e manifesta-se na vida externa do ser humano das mais diferentes maneiras. Inúmeros são os textos bíblicos que nos levam a pensar na necessidade de um coração puro e sincero, como diz o rei Davi no Salmo 12:2: “Falam com falsidade uns dos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido”.

E o que dizer do nosso falar, do nosso linguajar? Como as nossas palavras influenciam aqueles com quem convivemos no dia a dia! Elas podem ser carregadas de amor para trazer restauração, encorajamento, alegria, vida e paz. Ou elas podem também ser como veneno mortífero que destroem o próximo, e tem poder de arruinar e denegrir todo o caráter de uma pessoa, como bem escreveu o apóstolo Tiago a respeito da língua dizendo: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros do nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” Tiago 3:6.

Nosso coração e nossa mente estão totalmente interligados e todas as questões da nossa vida fluem como se fossem rios nascendo da mesma fonte, chamada coração. O que fazemos para proteger essa fonte, esse lugar único, vai determinar o resultado das nossas vidas. Se eu prosperar em meu coração, minha vida também haverá de ser próspera. O problema é que o coração do ser humano é enganoso e desesperadamente corrupto, como afirma o profeta Jeremias 17:9; quem o conhecerá? E o profeta continua dizendo: “”Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” vs 10.

As nossas boas ou más ações são geradas em nosso pensamento, descem para o coração e daí o plano que nasceu na mente virá a ser executado. Um suicídio, um adultério são planos malignos sonhados, premeditados por dias e dias ou quem sabe por meses e até anos. O que vai impedir a nossa mente de arquitetar projetos insanos e diabólicos, que nos destroem e nos levam a pecar? Há um ditado popular que diz que “mente vazia é oficina do diabo”. A única maneira de guardar a nossa mente em santidade e pureza é fazendo dela um depósito da Palavra de Deus e uma constante oração. Se assim o fizermos, a Bíblia nos garante:   “ E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Que Deus abençoe grandemente sua vida e sua família!