Meditação

Coragem, uma Grande virtude!

Publicado em: dezembro de 2018 | Categorias: Meditação

Josué foi o sucessor de Moisés que conduziu o povo de Israel à Terra Prometida. Sua trajetória é marcada por muitas batalhas, mas também por muitas vitórias. Josué foi um homem muito corajoso e não se intimidava diante dos inimigos. Deus era com ele tal como foi com Moisés, o grande líder do povo israelita, com quem caminhou por décadas e aprendeu a liderar e ser corajoso. A força e a coragem de Josué provinham de sua fé em Deus, com quem ele tinha intimidade. E, antes de assumir a missão de dar continuidade com o povo rumo a Canaã, o Senhor lhe fez a seguinte promessa: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida: como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei” Js 1:5. Com base nesta e outras grandes e poderosas promessas, Josué se fortalecia à medida que confiava em Deus e obedecia suas ordens.
Coragem é uma virtude que poucas pessoas possuem. Se houvesse mais homens e mulheres corajosos e tementes a Deus em nosso meio seríamos mais fortes, teríamos famílias mais estruturadas e uma sociedade mais justa, com menos injustiça social, menos miséria, um governo menos corrupto e uma nação próspera com menos violência e mais alegria e paz em nossas ruas e cidades. A coragem faz as coisas acontecerem, traz dinamismo, muda as situações, e pode transformar gerações. O oposto da coragem é o medo. O medo paralisa e nos impede de agir e quantas vezes somos derrotados em áreas de nossa vida porque o medo nos segura, nos intimida. É comum enfrentarmos situações adversas e termos medo, afinal somos humanos, mas não podemos nos acovardar pelo medo, devemos sim, lutar contra ele. W. Kgniht afirmou: “Quando o medo bater à porta do seu coração, mande a fé abri-la, e você verificará que não existe ninguém lá”.
A coragem é fortalecida pela fé e pelo amor. Quando amamos não temos medo de correr riscos, e nos lançamos em busca da solução. O apóstolo João escreveu: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” 1 Jo 4:18. E no capítulo 5:4b João ainda afirmou: “ e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.
O cristão sempre é encorajado pelas promessas da Palavra de Deus que garantem a Sua presença conosco. Essa é a garantia que Jesus deixou aos seus discípulos para que fossem corajosos e cumprissem a missão que lhes havia confiado: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” Mt 28:20b. Coragem!!! Eis aí o grande desafio para cada um de nós. Coragem não significa viver sem medo, mas viver acima do medo, através da fé em Deus.
Rev Osni Ferreira