Meditação

Promessas de Deus para o ano de 2018 !

Publicado em: janeiro de 2018 | Categorias: Meditação

“Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” Js 1:5.
Josué foi o sucessor de Moisés, o grande líder que Deus usou, para com forte mão, libertar o povo de Israel do cativeiro egípcio. Diante de tão grande tarefa de conduzir os israelitas à Terra Prometida, Josué humanamente falando deve ter se sentido inseguro. Mas Deus lhe faz lembrar as promessas feitas a Abraão e Moisés quando disse: “Far-vos-ei subir da aflição do Egito, para a terra do Cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do Jebuseu, para uma terra que mana leite e mel” Ex 3:17. Depois da morte de Moisés, a grande responsabilidade de conduzir o povo àquela terra extraordinária e fértil, onde havia abundancia de leite e mel, estava nas mãos de Josué.
A conquista da terra não seria fácil, pois muitos eram os inimigos que deveriam ser desbaratados a fim de que o povo israelita pudesse possuir a terra de Canaã. Era preciso muita garra, coragem e muita confiança em Deus. Não existe nada mais forte do que a convicção e a direção de Deus em nossas vidas, quando estamos iniciando uma nova jornada diante do Ano de 2018, que apenas se descortina diante de nós. É importante fazer planos, mas sempre consagrá-los a Deus, pois só Ele conhece o futuro.
Baseados no versículo 5 de Josué cap 1 podemos nos apropriar da Provisão eterna para as nossas vidas hoje, pois as promessas de Deus não encerram no VT, mas se cumprem na vida de todo aquele que crê nelas. John Mackay afirmou: A Bíblia contém milhares de promessas. Ela é o talão de cheques assinado por Deus”. E a promessa a Josué é esta: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida”. Deus luta em nosso favor. O salmista e rei Davi experimentava a bondade e a fidelidade de Deus em sua vida constantemente e escreveu: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”. Sl 34:19. Depois de todas as conquistas que Josué realizou e após ter estabelecido todas as tribos na terra conquistada, ele próprio afirmou: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à Casa de Israel; tudo se cumpriu” Js 21:45.
Que Deus extraordinário! Ele nos assegura de Sua presença constante e o versículo 5 continua dizendo: “Como fui com Moisés, assim serei contigo Josué”. Se recordarmos a história de Moisés, iremos lembrar que seria impossível a sua sobrevivência, pois a ordem de Faraó às parteiras hebreias foi que matassem todos os bebês do sexo masculino na hora do parto. A vida de Moisés foi garantida de modo sobrenatural sendo escondido em um cesto de junco nas águas do rio Nilo, pois Deus tinha um propósito em sua vida e nunca abandonou Moisés em momento algum. Jesus nos garante essa presença em todos os dias do ano de 2018 quando Ele afirma: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” Mt 28:20b.
Jesus nos garante sua proteção eterna ao finalizar o verso 5 de Josué cap 1 dizendo: “ Não te deixarei, nem te desampararei”. A jornada da vida é longa demais para ser caminhada sozinha. Felizes são os filhos do grande Deus porque tem o Senhor como proteção cotidianamente. Essa foi a experiência de Davi e tantos outros homens e mulheres de Deus, pois “ O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra” Sl 34:7. João Calvino escreveu: “Como dispensários da beneficência do Senhor, os anjos velam pela nossa segurança, tomam nossa defesa, dirigem nossos passos e cuidam para que nenhum mal nos atinja”.
Feliz e abençoado ano novo debaixo do cuidado do grande Pastor, o Senhor Jesus!