Celebramos 84 anos do Ministério Coral

Publicado em: dezembro de 2020 | Categorias: Novidades

CORAL DA IGREJA PRESBITERIANA CENTRAL DE LONDRINA

O Ministério Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina foi organizado  no dia 02 de Outubro de 1936, mesmo ano em que a Igreja Presbiteriana Central foi estabelecida.

A organização do Coral foi feita pelo saudoso Presbítero Américo Lima que na época de sua fundação, contava com 12 integrantes:

– Sopranos: Hilda Valença, Olda Valença, Unícia Lima e Clarinda Valença.

– Contraltos: Eunice Valença e Zenir Faria.

– Tenores: José Lima, Pedro Faria Júnior e Álvaro Lima.

– Baixos: Rubens Melo, Júlio Melo Júnior e Américo Lima.

Iniciava-se então um Ministério forte e dinâmico que junto ao pastoreio da Igreja, atuava na ampliação do Reino de Deus na cidade de Londrina.

Não demorou muito tempo e outras famílias foram chegando à Igreja e engajaram-se ao Coral. Entre elas estão as famílias de: Octaviano Gonçalves; Ildefonso Werner; Sebastião de Melo César; Orlindo Monteiro; Jayme Pereira Neves e José de Azevedo.

Vale destacar que toda a família do então Regente, Presbítero Américo Lima, esteve envolvida com o Coral e a música na Igreja de forma geral enquanto viveram em Londrina e ainda, ele pôde contar com vários regentes substitutos que sob a sua liderança, o auxiliaram na condução do Ministério Coral. Foram eles: Pastor Manoel Barbosa de Souza, Ambrósio Jorge, Daisy Lima e Denio Lima.

Foram 23 anos de regência do Presbítero Américo Lima até que em Janeiro de 1959, Regina Camargo o sucedeu.

Depois de Regina Camargo vieram os regentes: Efraim Ribeiro dos Santos , Ester Barbosa e Diná Raquel Daudt.

Já na década de 70, a regência era de Marília Lício Brandão até o ano de 1986. Sendo esse um período em que o Coral desenvolveu um repertório mais clássico.

No final desse mesmo ano, Marília passa o cargo de Regente para o Rev. Denis do Amaral Camargo que assumiu o posto, até 1991.

Em 1992 o então conhecido Maestro Othonio Benvenuto, já frequentava a Igreja Presbiteriana Central e ele foi convidado a assumir a regência do Coral e prontamente ele aceitou ao convite e desenvolveu esse trabalho por cerca de um ano, ou seja, até o final de 1993.

Em 1994, Galeno Brasil, filho da nossa Irmã Lindinalva, assume a regência por dois anos; e em 1996, o Reverendo Denis volta a assumir o cargo até o ano de 1999.

Com tantos regentes capacitados musicalmente e empenhados na pregação do evangelho de Jesus Cristo através da música, o Coral crescia em quantidade e qualidade sendo que as músicas interpretados pelo Grupo ocupavam lugar de destaque na liturgia dos cultos, sempre com muita ordem, beleza e organização.

Em Agosto de 1999, o Coral passa a ser regido pelo Pianista Jailton Santana que ampliou consideravelmente o repertório do Coral com Cantatas e hinos clássicos. Jailton ficou à frente do Grupo  até o ano de 2001, ano em que o Coral gravou seu CD intitulado: Amou-me. Isto foi um marco na existência do Ministério!

Em Janeiro de 2002, veio o convite da Igreja para o Professor Eron Loureiro assumir a regência do Coral uma vez que Jailton passaria um período fora do Brasil dedicando-se ampliando seus estudos. O primeiro contato de Eron com o Coral foi durante a gravação do CD onde ele participou como produtor vocal. Aceitando ao convite, Eron Loureiro vem para a Igreja Central exercendo o cargo de Regente Substituto até Maio de 2004, quando de volta ao Brasil, Jailton reassume a regência permanecendo na função por mais nove anos, até o final de 2013.

Vale destacar o trabalho incansável do nosso Querido Irmão Oséas Peçanha no desenvolvimento de atividades como presidente do Coral desde meados de 1987, sendo reeleito ano após ano até o final de 2014. Oseás organizou de forma impecável todos os departamentos que envolvem um grande Ministério e ainda hoje, ele se dedica à musicalização de jovens e adultos ligados ao Coral, utilizando para isto o ensino da flauta doce.

Em 2014 Eron Loureiro volta a trabalhar com o Coral, agora como Regente Titular, continuando com o legado de tantos regentes capacitados por Deus que por aqui passaram e que foram canais de bênçãos para o Ministério.

Hoje o efetivo do Coral é composto por 68 integrantes e na organização estão: José Carlos Ribas, o atual presidente; e Valéria Moura, secretária e responsável pelo arquivo musical do Ministério que contempla algo em torno de 1000 músicas!

Com o lema: “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver!”, o Ministério Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina apresenta-se dominicalmente e em datas comemorativas e celebrações especiais, no Centro de Adoração ou no Templo da Benjamin Constant, além de eventos culturais na cidade.

Seus integrantes não medem esforços no aprendizado das músicas e em cada ensaio, as forças são renovadas e o legado deixado por todos os que por aqui passaram, segue em frente para a Glória de Deus!